Pode ser que neste momento você esteja se questionando sobre a forma e o tamanho de seus pequenos lábios, ou pode ser que esta questão já te acompanhe há algum tempo. Hoje vamos esclarecer todas as suas dúvidas e questionamentos sobre os diferentes tamanhos e formatos dos pequenos lábios e sobre a ninfoplastia.
Os grandes e os pequenos lábios são estruturas do corpo que tem a função de proteger a entrada da vagina. Estas estruturas se desenvolvem ao longo da vida da mulher e podem tomar diferentes formas e tamanhos.
No que se refere aos pequenos lábios, pode ocorrer deles sofrerem um crescimento maior do que o comum e se projetarem para fora dos grandes lábios. Neste caso, dizemos que ocorreu uma hipertrofia dos lábios vaginais, que caracteriza-se por um excesso de pele na região.
Cada mulher é única e terá um desenvolvimento diferente de seu corpo ao longo dos anos. Alguns fatores poderão fazer com que, em alguns casos, ocorra a hipertrofia dos lábios vaginais, por exemplo:
É essencial que fique claro que o aumento dos pequenos lábios não indica nenhuma doença. Pelo contrário, é algo natural que ocorre com muitas pacientes.
Muitas mulheres têm este aumento e não sentem nenhum incômodo, seguindo suas vidas sem ter a necessidade de fazer nenhuma intervenção em seu corpo.
Porém, há uma parcela que sente incômodos físicos ao utilizar roupas mais justas, praticar atividades físicas e durante a relação sexual. Pode ocorrer também de algumas mulheres terem assaduras, infecções, corrimentos, irritação e machucados.
Além disso, algumas pacientes sentem desconforto estético que acarreta numa perda da autoestima e consequente impacto em suas vidas sexuais e afetivas.
Para estes casos, a ninfoplastia executada com o laser de CO2 é indicada e surge como opção segura e eficaz.
A ninfoplastia é uma cirurgia simples que consiste na redução dos pequenos lábios a partir da remoção do excesso de pele de suas bordas.
Atualmente, esta cirurgia pode ser feita com o laser de CO2, que traz uma série de vantagens para a paciente.
Este procedimento é mais preciso e, além de reduzir o tamanho dos pequenos lábios, estimula a produção de colágeno na região, facilitando a cicatrização dos tecidos e deixando a pele mais firme.
Entretanto, recebo muitas dúvidas acerca desta execução da ninfoplastia com o laser de CO2 e agora vou responde-las!
A ninfoplastia é indicada para mulheres que tenham uma hipertrofia dos pequenos lábios que cause:
Além disso, poderá ser feita por mulheres que sintam incomodo estético com perda da autoestima.
A ninfoplastia corrige a diferença de tamanho dos pequenos lábios vaginais. Porém, o procedimento não poderá ser feito de um só lado, pois irá gerar diferenças na colocação e tonicidade da pele.
Então, devemos executá-lo dos dois lados de modo a proporcionar um resultado homogêneo.
Não existe idade máxima para execução da ninfoplastia.
Como idade mínima, recomendamos que o procedimento seja executado a partir dos 18 anos.
Porém, existem casos de meninas mais jovens que já possuem hipertrofia e sofrem com os diversos efeitos negativos. Nestes casos, o procedimento poderá ser indicado após uma criteriosa avaliação médica.
Para a execução da ninfoplastia solicitamos a execução do exame de sangue e demais exames de rotina solicitados durante consulta de avaliação.
A cirurgia demora entre 30 a 40 minutos.
A cirurgia é feita com anestesia local e não há dor durante o procedimento.
O pós operatório da ninfoplastia geralmente é tranquilo. São indicados medicamentos e cuidados para amenizar o inchaço e o desconforto.
É muito rara a ocorrência de infecção após a ninfoplastia.
No geral, infecções tendem a ocorrer somente se a paciente não seguir os cuidados pós operatórios, como a não execução de atividades físicas e relação sexual antes da alta médica, ou faça uma má higienização no local.
Normalmente, a paciente poderá voltar a trabalhar de 2 a 3 dias após a execução do procedimento.
A recuperação dependerá de cada paciente. Geralmente, as atividades físicas poderão ser retomadas em média 10 dias após o procedimento.
Igualmente, a relação sexual dependerá de cada caso e a cicatrização de cada paciente deverá ser avaliada em consultório. No geral, serão necessários de 30 a 45 dias de recuperação.
A cirurgia não reduz a sensibilidade do clítoris e pequenos lábios e não altera o prazer ou desejo sexual.
A cirurgia atua na parte externa da vagina e não tem nenhuma relação com o hímen e com a virgindade.
A ninfoplastia feita com o laser de CO2 é executada em consultório. Não será necessária internação em hospital.
Sim, após o procedimento são dados pontos de modo a favorecer a cicatrização da região.
Estes pontos podem ser feitos com fios absorvíveis e a paciente não deverá retornar ao consultório para retirá-los. Normalmente, os pontos são absorvidos pelo corpo em cerca de 7 dias.
Sobretudo, em casos mais específicos deverão ser feitos pontos comuns e a paciente deverá retornar para retirá-los em uma média de 7 dias.
A quantidade de pele retirada irá variar de acordo com cada mulher. Isso porque, cada paciente possui uma anatomia diferente e terá preferências distintas.
No consultório, fazemos uma consulta prévia e, no dia do procedimento, marcamos a região com caneta especial e a paciente poderá ver e analisar junto com o médico a quantidade de pele que será retirada.
Como a ninfoplastia feita com o laser de CO2 é um procedimento simples com anestesia local, a paciente não precisará ir com acompanhante.
Porém, caso se sinta mais confortável, poderá ter um acompanhante no dia do procedimento.
Marcamos a ninfoplastia logo após a menstruação para que a paciente não menstrue no pós operatório.
Ainda assim, a umidade e o uso de absorventes podem prejudicar o processo de cicatrização.
A ninfoplastia leva a resolução dos problemas que a hipertrofia dos pequenos lábios causa, proporcionando maior conforto e resolvendo algumas questões estéticas.
Como em todas cirurgias, após dois meses os resultados poderão ser observados e em seis meses teremos os resultados definitivos, pois a cicatrização já terá ocorrido completamente.
Antes
Depois
O pós operatório é um momento muito importante para a recuperação da paciente e para obtenção dos melhores resultados do procedimento.
Serão passadas uma série de orientações no consultório, que deverão ser bem entendidas e seguidas à risca. Alguns dos cuidados necessários:
A ninfoplastia poderá ser realizada pelo cirurgião plástico, ou pelo ginecologista, que é o profissional especializado na região íntima da mulher e possui os conhecimentos adequados para direcionar a cirurgia de modo a obter os melhores resultados.
Antes de tudo, para realização da cirurgia com laser de CO2 o médico deverá ser habilitado na técnica.
A cirurgia feita com o laser de CO2 traz resultados mais precisos em relação aos resultados obtidos em uma cirurgia normal.
Com este equipamento, o médico poderá cortar o excedente de pele de forma rápida e exata provocando menor sangramento na região. Com isso, o efeito fica mais harmônico e natural.
Além disso, a recuperação tende a ser mais rápida, visto que o laser de CO2 também estimula a hidratação do tecido e produção de colágeno na região.
Bem como, o procedimento com laser de CO2 é realizado em consultório habilitado com anestesia local diferente do método tradicional, no qual a paciente precisa de sedação e possivelmente necessitará de internação hospitalar.
De acordo com o CRM, os valores de procedimentos não podem ser passados por meios digitais. Será preciso marcar uma consulta para avaliar o seu caso e ter maiores informações.
Bom, meninas, espero que hoje eu tenha esclarecido muitas das dúvidas de vocês sobre a ninfoplastia.
Lembrem-se que este procedimento deverá ser feito por um profissional habilitado para que ocorra de forma segura e proporcione resultados satisfatórios.
CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.
O post Ninfoplastia – Tudo o que você precisa saber! apareceu primeiro em Dra. Caroline Magnani.
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
Bruna S., via Google
Dra. Caroline e equipe são excepcionais! Hoje foi minha última consulta e fiquei muito feliz com o resultado e saber que minha recuperação foi ótima! Muito obrigada Dra. e equipe. Muito sucesso hoje e sempre… Obrigada! Bruna.
Stephanie F., via Google
Muitíssima satisfeita com o procedimento cirúrgico que realizei com a Dra. Caroline. Me senti muito bem acolhida por ela e equipe. Trabalho impecável, realizado com ética e com acompanhamento durante o pós-operatório.
Lucianna A., via Google
Poderia ficar por horas elogiando a Dra Carol e sua equipe. Fiz um procedimento cirúrgico impecável onde Dra Carol pode realizar um de meus sonhos. O pré e pós operatório foi fantástico e com apoio sempre.
Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, Pós-graduada em Sexualidade e Especialista em Cirurgias Íntimas através do Laser de CO2.
Rua Dom Francisco de Campos Barreto, 746
Bairro Nova Campinas
Cidade Campinas/SP
CEP: 13092-160
Avenida Orosimbo Maia, 360, 6o Andar
Vila Itapura
Campinas/SP
CEP: 13010-211
Dra. Caroline Melo Magnani CRM: 152341 Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.