Labioplastia / Ninfoplastia através do Laser de CO2

Conheça a técnica de redução de pequenos lábios através do Laser de CO2, executado pela Dra. Caroline Magnani.

A cirurgia íntima feminina vem sendo muito procurada por mulheres que buscam aumentar a sua qualidade de vida e estar de bem com o seu corpo.

Uma das soluções mais comuns para estes casos é a labioplastia.


A labioplastia é um procedimento cirúrgico que visa retirar o excesso de tecido dos pequenos lábios da região vaginal, resultando em melhor aspecto estético e conforto.


Assim, essa é uma técnica de rejuvenescimento vaginal capaz de promover saúde intima e bem-estar – além de melhorar a confiança e autoestima da mulher.


Por conta de todos os benefícios que ela pode oferecer, a labioplastia tem se tornado cada vez mais popular no país e no mundo: a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, ou ISAPS, afirma que o Brasil já atingiu a liderança mundial em cirurgias de rejuvenescimento vaginal, sendo a terceira cirurgia mais realizada no país.


Confira a seguir como a labioplastia é realizada e entenda por que tantas mulheres têm se interessado em realizar esse procedimento.

Em que casos a labioplastia é recomendada?

Aliás, a labioplastia é realizada principalmente em casos em que há um crescimento exagerado dos pequenos lábios, chamado de hipertrofia.


Assim, a hipertrofia pode acontecer tanto por razões hereditárias, congênitas ou adquiridas – sendo que o próprio processo de envelhecimento pode causar flacidez nos tecidos da região e criar desconforto para a mulher.


Entretanto, a hipertrofia pode causar vários problemas para as mulheres, como assaduras constantes, infecções, corrimentos, desconforto ou dor com a utilização de roupas ou durante a realização de esportes, irritação e machucados, entre vários outros sintomas.


Além disso, a hipertrofia também pode atrapalhar a vida sexual da mulher, causando dores ou desconforto durante o sexo e causando insegurança em relação ao aspecto estético da região vaginal.


Certamente não existem contraindicações para a labioplastia, e ela não possui idade máxima para ser feita.


No entanto, somente um médico especializado será capaz de dizer se a cirurgia é realmente necessária em cada caso, evitando que a paciente busque uma redução exagerada dos seus pequenos lábios – o que pode causar outros problemas, como o ressecamento vaginal.

Labioplastia com Laser de CO2

Como funciona o procedimento através do laser de CO2?

A utilização do laser de CO2 é o método mais moderno e vantajoso para a realização da labioplastia.


Ele é um aparelho específico para tratamentos vaginais, oferecendo maior segurança e precisão para a cirurgia, e revertendo em um resultado mais harmônico e natural.


Além disso, o laser estimula o colágeno existente na região, o que aumenta a hidratação e cicatrização dos tecidos e deixa a pele com um aspecto mais jovem e saudável.


Então, o procedimento em si é bastante simples: iremos utilizar o laser para reduzir o tamanho dos pequenos lábios, cortando o tecido excessivo de forma rápida e exata.


A cirurgia dura em torno de 60 minutos e necessita somente de anestesia local, que normalmente é aplicada com sedação para maior conforto da paciente. Assim, é uma técnica rápida e indolor.


A recuperação é complicada?

Não. Com a utilização do Laser de CO2, a paciente recebe alta no mesmo dia, pois não necessita de hospitalização e pode ser realizada na própria clínica ginecológica.


No entanto, é comum perceber inchaço durante os primeiros dias, e as atividades sexuais são desaconselhadas por este período de cicatrização. No entanto, o retorno para o trabalho é bem rápido: após 3 dias de licença a paciente já está liberada para as suas atividades normais.


Que resultados esperar?

O procedimento sempre é feito visando a saúde da paciente e a proteção da entrada da vagina.


Assim, a labioplastia promove a resolução dos problemas que a hipertrofia pode causar, aumentando o conforto e melhorando a vida sexual da mulher.


Posteriormente, a melhora estética que o procedimento oferece, com o rejuvenescimento e clareamento da região, também é capaz de promover maior satisfação da paciente e aumentar a sua confiança no seu próprio corpo.


Mais do que saúde, a labioplastia oferece mais prazer, autoestima e qualidade de vida para as mulheres!

Ainda tem dúvidas?


Algumas perguntas frequentes das mulheres sobre a labioplastia que poderão lhe ajudar um pouco mais!

  • Quais são os motivos que levam as mulheres a realizar a cirurgia de labioplastia/ninfoplastia?

    São várias pontualidades. Dor, desconforto durante a prática de atividade física ou relação sexual, impossibilidade de vestir certos tipos de roupas ou simplesmente pela insatisfação estética.

  • Para qual idade essa cirurgia é indicada?

    A partir dos 18 anos.

  • Vou perder o desejo após a cirurgia?

    A cirurgia de redução de pequenos lábios não altera em nada a sensibilidade da região, então, não irá atrapalhar a relação sexual.

  • Qual a diferença da cirurgia íntima tradicional para a laser de CO2?

    A cirurgia a Laser de CO2 não necessita de internação hospitalar. O laser promove menos sangramento na região e pode ser realizado apenas com anestesia local, sendo assim, o tempo de recuperação torna-se mais rápido. Este procedimento pode ser realizado em consultório habilitado, ao contrário do método tradicional, onde a paciente necessita de internação hospitalar, custos com anestesista e internação.

  • Qual o tempo do procedimento da cirurgia íntima através do laser de CO2?

    Em média de 60 minutos. Tudo depende da complexidade de cada caso.

  • Em quanto tempo posso voltar ao trabalho?

    Entre 7 a 10 dias.

  • A cirurgia dói?

    Durante a cirurgia não há dor devido a anestesia e no pós operatório são indicados medicamentos e cuidados para amenizar o desconforto.

  • Posso ter infecção após a cirurgia íntima?

    A infecção após a labioplastia/ninfoplastia é rara e se dá principalmente pela falta de cuidados de pós operatório, como má higienização, atividade física ou relação sexual antes da alta médica.

  • Qual a quantidade de pele retirada?

    A quantidade de pele retirada dos pequenos lábios variam de mulher pra mulher devido à necessidade de cada uma.

  • Em quanto tempo vou me recuperar da cirurgia íntima?

    Cada mulher reage de um jeito, no entanto, a média para voltar ao trabalho é de 7 a 10 dias. 


    Para atividade física em média 10 dias. Para relação sexual depende da cicatrização individual de cada uma e consulta de avaliação pós operatório.



  • Em quanto tempo os pontos da cirurgia íntima caem?

    Média de 7 dias.

  • A labioplastia/ninfoplastia é uma cirurgia estética?

    Além de todos os benefícios que citei acima, ela pode ser realizada apenas para estética se for o desejo da paciente. 98% dos casos realizados em meu consultório são devido a questões funcionais.

  • É necessário um acompanhante para a realização da cirurgia?

    Para cirurgia a laser que é realizada em consultório, o método que atuo, não há necessidade de acompanhante.


    No método tradicional, sim!

  • Para pequenos lábios, um maior que o outro, a cirurgia corrige o problema?

    Sim. Em 100% dos casos eu faço a correção do outro lado, para que ambos estejam em harmonia quanto a coloração.

  • Ficarei virgem após a cirurgia íntima?

    Não. A labioplastia/ninfoplastia é apenas uma cirurgia de correção da parte externa da vagina.

  • Quais são os cuidados antes e depois da cirurgia?

    • Antes da cirurgia é necessário que a paciente faça a depilação da região 2 (dois) dias antes, não estar menstruada e ter passado pela consulta de realização prévia;
    • Depois da cirurgia é necessário seguir as orientações e medicações prescritas.

  • Quais são os exames são necessários ?

    • Exames de sangue;
    • Outros de rotina que são solicitados durante consulta de avaliação.