Riscos como infecções do trato urinário, infecções bacterianas e fúngicas, irritações etc podem ser dolorosas, desagradáveis e, muitas vezes, desconfortáveis.
Existem alimentos que ajudam a manter a saúde vaginal em dia, prevenindo esses problemas que podem ser bem incômodos na vida da mulher.
A primeira análise a ser feita é saber os "sintomas". Você tem tido incômodos? Como anda a sua limpeza íntima? Sente alguma dor, irritação, coceira?
A qualquer sinal de alerta, é essencial buscar a ajuda de um especialista, para que ele possa examinar, solicitar exames para iniciar o tratamento correto.
Se você sente que a saúde íntima está em dia, mas busca por hábitos saudáveis, veja algumas dicas de alimentos que podem te ajudar a prevenir qualquer desconforto.
Para manter o nível correto de pH na vagina, os probióticos são grandes aliados. O iogurte natural, por exemplo, é excelente para a adição de bactérias chamadas de "boas" para o sistema feminino. Além disso, ele ajuda a manter o equilíbrio da flora intestinal.
Mas o que muita gente não sabe é o iogurte que, por conter os probióticos naturais, evita as infecções fúngicas.
Água é vida, e isso todo mundo já sabe.
Ao consumir água, a mulher previne diversos problemas de saúde, inclusive aqueles do trato vaginal. Quando uma mulher se hidrata, por exemplo, fazem com que as membranas mucosas vaginais fiquem extremamente bem hidratadas.
Além disso, a água também é grande aliada na lubrificação natural da vagina, diminuindo a existência de problemas urinários e odores indesejados.
As frutas e vegetais frescos fazem parte de uma dieta saudável, rica em proteínas e vitaminas.
Ao consumir, por exemplo, folhas verdes como couve e espinafre, a mulher se beneficia com uma boa circulação sanguínea, o que reflete na hidratação vaginal, evitando securas ou infecções.
Já ao consumir frutas cítricas como a laranja, limão ou abacaxi, a mulher mantém a quantidade necessária de vitamina C, normalizando a flora vaginal em desequilíbrio.
De acordo com um estudo da Universidade da
Pennsylvania School of Medicine, mulheres que comem duas ou mais porções de frutas por dia têm 11% menos probabilidade de desenvolver miomas uterinos do que aquelas que comem menos de duas porções por semana.
A batata doce é repleta de vitamina A. Essa vitamina é responsável por contribuir para tornar as paredes uterinas fortes e saudáveis, além de incentivar a produção dos hormônios que ajudam a manter a boa energia da mulher.
Por conter suas propriedades antifúngicas e antimicrobianas, que interferem na saúde da vagina, o consumo de alho diariamente ajuda a combater as infecções fúngicas.
Além de consumir os alimentos acima, a mulher precisa contar com outros hábitos extremamente saudáveis, como:
Ao praticar atividade física, a mulher se beneficia em muitos aspectos, como:
Todas as pessoas precisam se cuidar, fazer check-ups preventivos e sempre estarem atentas aos "sinais".
Para a mulher não é diferente!
O acompanhamento ginecológico é necessário e, pelo menos uma vez ao ano deve ser feito.
Ao notar qualquer desconforto, dor ou qualquer outro incômodo pertinente à vagina, é essencial buscar um profissional para entender o que está acontecendo.
Em muitos casos, o ginecologista adotará medidas preventivas para fazer com que a vagina não sofra a longo prazo.
Um dos tratamentos mais procurados é o laser de CO2 íntimo.
Muito conhecido e recomendado pelo mercado de estética, o CO2 íntimo traz diversos benefícios para a saúde da pele da vagina, e um deles é a qualidade da vida sexual da mulher.
Esse tipo de procedimento traz uma incrível melhora na condição da vagina, como por exemplo:
Quando a saúde da mulher está em desequilíbrio, em alguns casos é necessário uma intervenção utilizando o laser de Co2 vaginal. Veja abaixo alguns exemplos:
Nestes casos citados acima, o
laser de CO2 é um grande aliado, devolvendo à mulher a segurança, autoestima, bem-estar físico e emocional.
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
Bruna S., via Google
Dra. Caroline e equipe são excepcionais! Hoje foi minha última consulta e fiquei muito feliz com o resultado e saber que minha recuperação foi ótima! Muito obrigada Dra. e equipe. Muito sucesso hoje e sempre… Obrigada! Bruna.
Stephanie F., via Google
Muitíssima satisfeita com o procedimento cirúrgico que realizei com a Dra. Caroline. Me senti muito bem acolhida por ela e equipe. Trabalho impecável, realizado com ética e com acompanhamento durante o pós-operatório.
Lucianna A., via Google
Poderia ficar por horas elogiando a Dra Carol e sua equipe. Fiz um procedimento cirúrgico impecável onde Dra Carol pode realizar um de meus sonhos. O pré e pós operatório foi fantástico e com apoio sempre.
Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, Pós-graduada em Sexualidade e Especialista em Cirurgias Íntimas através do Laser de CO2.
Rua Dom Francisco de Campos Barreto, 746
Bairro Nova Campinas
Cidade Campinas/SP
CEP: 13092-160
Avenida Orosimbo Maia, 360, 6o Andar
Vila Itapura
Campinas/SP
CEP: 13010-211
Dra. Caroline Melo Magnani CRM: 152341 Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.