Você tem interesse em realizar a ninfoplastia? Fale agora com Dra. Caroline Magnani, especialista em cirurgias íntimas femininas com laser de co2!
Pequenos Lábios um maior que o outro – O que fazer?
Pequenos lábios um maior que o outro: o que fazer?
A aparência da região íntima é uma questão muito debatida e motivo de muitas dúvidas entre as mulheres. Muitas questionam se é normal ter os pequenos lábios um maior que o outro.
Recebo no consultório diversas meninas com questionamentos diferentes, como a coloração da região, o tamanho do clítoris, o tamanho dos pequenos lábios, e também a falta de simetria entre os dois lados da vulva.
Durante a puberdade, muitas meninas passam pelo desenvolvimento de sua região íntima que sofre diversas transformações, por exemplo o crescimento assimétrico dos pequenos lábios fazendo com que um lado fique maior do que o outro.
É preciso que fique claro que a anatomia da vulva é muito complexa e cada mulher possui suas próprias características.
Então, você pode ficar tranquila: é normal ter lábios vaginais com tamanhos diferentes.
Por que tenho pequenos lábios um maior que o outro?
Inicialmente, precisamos explicar que o crescimento dos pequenos lábios ao longo da vida de uma mulher é normal e único.
Em alguns casos, ocorrerá da mulher ter uma hipertrofia de seus pequenos lábios, ou seja, pode ser que eles cresçam a ponto de se sobressaírem em relação aos grandes lábios.
Entretanto, apesar desta condição ser motivo de muitas dúvidas entre as mulheres, ela é perfeitamente normal e não indica nenhuma doença ou anormalidade.
Devemos ressaltar que, assim como não existe um padrão para a aparência de diversas partes do corpo, não existe também um padrão para a área íntima feminina.
É normal que nosso corpo apresente uma série de diferenças estéticas em relação a cada lado.
Você já deve ter reparado que seu rosto pode ser um pouco diferente de um lado para o outro, ou até que você possua um seio maior que o outro, por exemplo.
Isso é perfeitamente normal e significa que, caso a mulher tenha lábios vaginais diferentes, também será comum.
Claro que algumas situações podem gerar incômodos, como dor ao praticar esportes, utilizar roupas justas, durante a relação sexual ou até inflamações e infecções na região.
Pode ocorrer também que esta desproporcionalidade gere vergonha e insatisfação estética prejudicando a vida sexual de muitas mulheres.
Nestes casos, poderá ser necessário fazer uma intervenção cirúrgica simples de modo a devolver a qualidade de vida para a mulher.
Ninfoplastia para corrigir pequenos lábios um maior que o outro
A ninfoplastia é uma cirurgia executada para retirar o excesso de pele dos pequenos lábios de modo a reduzir seu tamanho ou deixá-los com tamanhos similares.
Caso tenha interesse em assistir o procedimento, tenho um vídeo no Youtube demonstrando como é realizada a ninfoplastia através do laser de co2.
Este procedimento poderá ser feito em consultório com o laser de CO2, que fornece um corte preciso e, além de reduzir o tamanho dos pequenos lábios, estimula a produção de colágeno deixando a pele mais firme e mais clara.
Recebo no consultório muitas mulheres que buscam deixar seus pequenos lábios com tamanhos similares e questionam se seria possível fazer o procedimento somente de um lado.
Apesar de parecer uma boa ideia, posso garantir que esta prática não trará resultados estéticos favoráveis. Sendo assim, o procedimento deverá ser feito em ambos os lados.
Vou explicar os motivos
Sempre que fazemos uma cirurgia, a pele do local sofre mudanças devido a cicatriz e isso não será diferente na ninfoplastia.
Apesar da cicatriz deste procedimento ser quase imperceptível, a pele na região passará por uma alteração.
Sendo assim, fazer a cirurgia somente de um lado o deixaria diferente do outro e a paciente não ficaria satisfeita com o resultado, afinal, o intuito inicial era deixar os lados similares.
O procedimento executado com o laser de CO2, além de cortar a pele, gera um clareamento da região, o que é muito positivo.
Porém, se realizarmos o procedimento somente de um lado a paciente passará a ter pequenos lábios de tamanhos iguais, mas com cores diferentes. Ou seja, o resultado estético não será bom e irá gerar insatisfação.
O laser de CO2 diminui a flacidez da pele dando uma aparência mais jovem e menos enrugada.
Então, realizar a cirurgia somente de um lado fará você ter um pequeno lábio com aparência mais jovem e o outro não. Sendo assim, novamente o resultado estético não será satisfatório.
Cuidados após a cirurgia para obtenção de melhores resultados
Para ter o melhor resultado estético possível, a cicatrização é um momento muito importante. Sendo assim, o pós operatório será um momento essencial.
Após o procedimento, a paciente receberá diversas orientações que deverão ser rigorosamente seguidas, por exemplo:
- Fazer compressas frias na região;
- Evitar atividades físicas e relações sexuais no pós operatório;
- Ter cuidado na higiene íntima;
- Utilizar pomadas e medicamentos indicados SOMENTE PELO MÉDICO.
Seguindo todas as recomendações sem dúvidas os resultados serão excelentes e a paciente ficará muito satisfeita.
Meninas, espero que eu tenha conseguido esclarecer esta dúvida sobre o tamanho diferente que os pequenos lábios podem.
Também espero que tenha ficado claro a necessidade de, caso optem por fazer uma cirurgia na região, fazer dos dois lados de modo a garantir a qualidade e uniformidade do resultado.
Procurem sempre um médico especialista e de confiança para obter informações completas e ter um resultado satisfatório.
Dra. Caroline Magnani
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
- Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA);
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo;
- Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
- Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
- Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification (BGB), São Paulo;
- Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
- Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
- Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
- Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
- Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);