Clitóris e Curiosidades
O clitóris e suas curiosidades
Com certeza todo mundo já ouviu falar, mas nem todos sabem exatamente o que é o clitóris e qual a sua função . Alguns nem sabem precisar o local onde ele fica.
Talvez saibam que ele tem relação com o prazer feminino…, mas não muito mais que isso.
Bom, brincadeiras à parte, vamos explorar (literalmente) neste artigo um pouco sobre o clitóris e suas curiosidades .
O clitóris é um órgão do aparelho genital feminino com uma configuração anatômica semelhante a do pênis. Ele fica localizado entre os pequenos lábios vaginais, é pequeno e pode ficar ereto.
Uma única função: prazer!
O clitóris está diretamente relacionado à saúde sexual feminina, pois a sua única função é proporcionar prazer às mulheres.
Aliás, as mulheres são as únicas que possuem um órgão exclusivamente voltado para a satisfação sexual e o prazer .
O clitóris pode ser estimulado durante a relação sexual ou na masturbação, com o intuito de potencializar o prazer e auxiliar a atingir o orgasmo.
Pênis feminino!?
Pode parecer estranho, mas é verdade. O clitóris é muito parecido com o pênis. Ambos ficam eretos quando excitados, podendo até dobrar de tamanho, e se desenvolvem no estágio embrionário, por isso só se consegue ver o sexo do bebê depois do segundo ou terceiro mês de gestação.
É maior, mas fica escondido!
O clitóris não se resume apenas àquela ‘bolinha’ que você enxerga, ele é muito maior do que você imagina. Somente a cabeça e uma espécie de capuz é que ficam expostos. Todo o resto do corpo (tecido erétil, glândulas, coluna e bulbos vestibulares) fica na parte interna do órgão.
Pequenino e extremamente nervoso!
Só na parte visível do clitóris há em torno de 8.000 terminações nervosas que, por conta da sua sensibilidade, pode proporcionar prazer conforme o contato e a fricção, levando a mulher ao orgasmo.
Sempre jovem e vigoroso!
O clitóris não envelhece juntamente com a mulher. Depois do amadurecimento ele vai permanecer intacto durante toda sua vida, com o mesmo formato, a mesma consistência e a mesma sensibilidade, podendo proporcionar prazer independente se a mulher estiver com 18 ou 70 anos.
Parceiro de exercício com benefício!
Estudos apontam que o clitóris se exercita quando você está se exercitando. Estima-se que caminhadas diárias de ao menos 20 minutos, potencializam a capacidade de orgasmo por estímulo ao clitóris em 168%, e isso, mesmo depois de várias horas após ter terminado o exercício.
É mundial!
A palavra clitóris é conhecida mundialmente , e é originária do latim clitoris , pelo grego kleitorís , e que significa chave.
Pode possuir pronúncia diferente, mas a escrita é bem semelhante mundo afora: c lítoris em espanhol; klitoris em alemão; clitoris em francês; clitoris em inglês; klitoris em turco…
Importante para mudança de sexo
Só por curiosidade, o clitóris desempenha papel importante para quem deseja fazer cirurgia de mudança de sexo, pois através de seu descolamento, aliado ao uso de hormônios masculinos, ele se transforma em um micropênis, onde posteriormente é reimplantado em outra parte.
Triste realidade
Infelizmente ainda há países (Sudão, Colômbia, Somália, Eritréia, Egito, dentre outros) em que acontece a mutilação genital feminina , onde são removidos, total ou parcialmente, os órgãos genitais externos, entre eles o clitóris.
Essa prática cruel ainda é uma triste realidade por conta de algumas culturas.
Mesma função, mas aparência diferente!
O clitóris é um órgão bem particular e característico de cada mulher. Não existe um clitóris igual a outro, a não ser na função.
Existem uns maiores, outros menores, alguns que incham com facilidade, outros que ficam escondidos, alguns que necessitam de mais pressão para provocar a excitação, outros que são mais sensíveis, e por aí vai…
O seu tamanho é bem variável, porém a média é de 0,5 cm. Clitóris maiores podem causar certo desconforto nas mulheres , podendo até afetar a autoestima.
A hipertrofia do clitóris , como são chamados esses casos, pode ser corrigido através de uma cirurgia para diminuição do clitóris , que recebe o nome de clitoroplastia .
Entendendo um pouco da hipertrofia do clitóris e a clitoroplastia
A hipertrofia do clitóris pode ser um problema congênito, pode surgir durante a puberdade, ou ser decorrente do uso exagerado de anabolizantes.
A hipertrofia do clitóris causa desconforto no local, levando muitas mulheres a procurarem a correção do tamanho do órgão, que pode chegar a ter uma aparência semelhante à de um pênis pequeno.
Para se fazer a correção do tamanho do clitóris é necessária uma intervenção cirúrgica chamada de clitoroplastia .
Hoje, a técnica mais moderna e avançada é a Clitoroplastia a Laser de CO2 , pouco invasiva, com resultados excelentes e com recuperação mais rápida e tranquila do o método convencional.
A clitoroplastia através de laser de CO2 é a solução ideal para mulheres que querem (e precisam) corrigir o tamanho do clitóris para voltar a ter uma vida sexualmente ativa e saudável .
Dra. Caroline Magnani
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
- Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA);
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo;
- Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
- Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
- Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
- Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification (BGB), São Paulo;
- Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
- Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
- Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
- Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
- Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
- Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);