Quando se trata de assuntos femininos é comum que as mulheres troquem informações sobre determinados produtos. Mas quando falamos de métodos contraceptivos, não há uma regra única para todas as mulheres.
Na hora de escolher o melhor método, é fundamental que um ginecologista – médico responsável por tratar questões da saúde feminina – auxilie nesse processo. Com o profissional especializado esta escolha acontece através da análise de exames, histórico familiar e de comum acordo com a mulher.
Assim, a maioria das mulheres que recorrem a esses métodos, têm um dos, ou os dois, objetivos principais: evitar gravidez indesejada e/ou doenças sexualmente transmissíveis.
Por isso, faz-se necessário conhecer quais são os tipos de métodos mais comuns, para melhor compreender a sua eficácia e desvantagens.
Dentro do grupo conhecido como métodos de barreira, eles podem ser para uso masculino ou feminino. Em homens ele é utilizado no pênis com o objetivo de recolher o esperma, impedindo-o de entrar no corpo da mulher.
Já em mulheres, ele é inserido na vagina antes do ato sexual para impedir que o esperma entre no útero. Ambos são de material descartável, feito por poliuretano e látex, além de pré-lubrificado com silicone. E não se esqueça: um novo preservativo deve ser utilizado a cada nova relação sexual.
Um dos mais populares métodos, o anticoncepcional é um comprimido que reúne alguns hormônios a fim de inibir a ovulação e modificar o muco cervical. Estes hormônios são, em grande parte, o estrogênio e a progesterona sintéticos.
A escolha do anticoncepcional deve ser estritamente feita pelo ginecologista a fim de que se adeque perfeitamente ao organismo da mulher. Entretanto, é preciso lembrar que o anticoncepcional é um método de contracepção, não impedindo DSTs.
Uma variação do método contraceptivo da pílula, a injeção também traz uma combinação de progesterona e estrogênios. No entanto, ela apresenta doses que garantem longa duração dos seus efeitos. Esta injeção pode ser aplicada mensalmente ou trimestralmente, sempre por um profissional médico.
O DIU é um dos principais métodos contraceptivos disponíveis para o uso feminino. Ele impede a penetração e passagem dos espermatozóides para o útero, evitando assim o encontro com o óvulo. Ele é feito de cobre e funciona como uma barreira. O único profissional capacitado para inseri-lo dentro do útero é o ginecologista, portanto procure o médico.
Dentre as vantagens está a comodidade, a eficiência e a duração, protegendo a mulher por 5 até 10 anos, dependendo do produto utilizado.
O Sistema Intrauterino – SIU é uma variante do DIU, em que além de criar uma barreira, também libera um hormônio dentro do útero. Portanto, ele permanece tendo o efeito contraceptivo, mas também pode agir reduzindo o fluxo menstrual.
Não faça a escolha do método contraceptivo sem orientação médica. Marque uma consulta com um ginecologista e realize os exames necessários para escolher a melhor opção. E não se esqueça: mesmo após começar utilizar o método escolhido, o acompanhamento médico periódico é recomendado.
Também não utilize métodos como coito interrompido ou tabelinha, além de terem altas chances de falhas, eles não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. Cuide de sua saúde!
CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.
O post Métodos Contraceptivos e Diferentes Mulheres apareceu primeiro em Dra. Caroline Magnani.
Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga
CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017
Bruna S., via Google
Dra. Caroline e equipe são excepcionais! Hoje foi minha última consulta e fiquei muito feliz com o resultado e saber que minha recuperação foi ótima! Muito obrigada Dra. e equipe. Muito sucesso hoje e sempre… Obrigada! Bruna.
Stephanie F., via Google
Muitíssima satisfeita com o procedimento cirúrgico que realizei com a Dra. Caroline. Me senti muito bem acolhida por ela e equipe. Trabalho impecável, realizado com ética e com acompanhamento durante o pós-operatório.
Lucianna A., via Google
Poderia ficar por horas elogiando a Dra Carol e sua equipe. Fiz um procedimento cirúrgico impecável onde Dra Carol pode realizar um de meus sonhos. O pré e pós operatório foi fantástico e com apoio sempre.
Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, Pós-graduada em Sexualidade e Especialista em Cirurgias Íntimas através do Laser de CO2.
Rua Dom Francisco de Campos Barreto, 746
Bairro Nova Campinas
Cidade Campinas/SP
CEP: 13092-160
Avenida Orosimbo Maia, 360, 6o Andar
Vila Itapura
Campinas/SP
CEP: 13010-211
Dra. Caroline Melo Magnani CRM: 152341 Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.