Layout do blog

Métodos Contraceptivos e Diferentes Mulheres

5 de julho de 2019

Quando se trata de assuntos femininos é comum que as mulheres troquem informações sobre determinados produtos. Mas quando falamos de métodos contraceptivos, não há uma regra única para todas as mulheres.

Na hora de escolher o melhor método, é fundamental que um ginecologista – médico responsável por tratar questões da saúde feminina – auxilie nesse processo. Com o profissional especializado esta escolha acontece através da análise de exames, histórico familiar e de comum acordo com a mulher.

Assim, a maioria das mulheres que recorrem a esses métodos, têm um dos, ou os dois, objetivos principais: evitar gravidez indesejada e/ou doenças sexualmente transmissíveis.

Por isso, faz-se necessário conhecer quais são os tipos de métodos mais comuns, para melhor compreender a sua eficácia e desvantagens.

Preservativos (camisinha) como Métodos Contraceptivos

Dentro do grupo conhecido como métodos de barreira, eles podem ser para uso masculino ou feminino. Em homens ele é utilizado no pênis com o objetivo de recolher o esperma, impedindo-o de entrar no corpo da mulher.

Já em mulheres, ele é inserido na vagina antes do ato sexual para impedir que o esperma entre no útero. Ambos são de material descartável, feito por poliuretano e látex, além de pré-lubrificado com silicone. E não se esqueça: um novo preservativo deve ser utilizado a cada nova relação sexual.

Pílula Anticoncepcional

Um dos mais populares métodos, o anticoncepcional é um comprimido que reúne alguns hormônios a fim de inibir a ovulação e modificar o muco cervical. Estes hormônios são, em grande parte, o estrogênio e a progesterona sintéticos.

A escolha do anticoncepcional deve ser estritamente feita pelo ginecologista a fim de que se adeque perfeitamente ao organismo da mulher. Entretanto, é preciso lembrar que o anticoncepcional é um método de contracepção, não impedindo DSTs.

Injeção Anticoncepcional

Uma variação do método contraceptivo da pílula, a injeção também traz uma combinação de progesterona e estrogênios. No entanto, ela apresenta doses que garantem longa duração dos seus efeitos. Esta injeção pode ser aplicada mensalmente ou trimestralmente, sempre por um profissional médico.

Dispositivo Intrauterino – DIU

O DIU é um dos principais métodos contraceptivos disponíveis para o uso feminino. Ele impede a penetração e passagem dos espermatozóides para o útero, evitando assim o encontro com o óvulo. Ele é feito de cobre e funciona como uma barreira. O único profissional capacitado para inseri-lo dentro do útero é o ginecologista, portanto procure o médico.

Dentre as vantagens está a comodidade, a eficiência e a duração, protegendo a mulher por 5 até 10 anos, dependendo do produto utilizado.

O Sistema Intrauterino – SIU é uma variante do DIU, em que além de criar uma barreira, também libera um hormônio dentro do útero. Portanto, ele permanece tendo o efeito contraceptivo, mas também pode agir reduzindo o fluxo menstrual.

Métodos Contraceptivos sem Orientação Médica, não!

Não faça a escolha do método contraceptivo sem orientação médica. Marque uma consulta com um ginecologista e realize os exames necessários para escolher a melhor opção. E não se esqueça: mesmo após começar utilizar o método escolhido, o acompanhamento médico periódico é recomendado.

Também não utilize métodos como coito interrompido ou tabelinha, além de terem altas chances de falhas, eles não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. Cuide de sua saúde!

Dra. Caroline Magnani - Ginecologista SP - Livance

Dra. Caroline Melo Magnani

CRM 152341, é Graduada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) e fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, em São Paulo. É Pós-graduada em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela CONCEPTUS em São Paulo. Possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO 0085/2017), pela FEBRASGO, Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal pela Brazilian Genital Beautification (BGB), Pós-graduada em Implantes Hormonais pela ELMECO, com Dr. Elsimar Coutinho e Pós-graduação em Laser Escultura Genital, Ginecologia Funcional e Regenerativa pela Brazilian College of Laser Sculpture, em Brasília.

WHATSAPP
TELEFONE

Dra. Caroline Magnani

Ginecologista Especialista em Cirurgias Íntimas e Tratamentos Íntimos com Laser de CO2 e Sexóloga

CRMSP 152341 | RQE 68862 | TEGO 852017

  • Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)​;
  • Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Pérola Byington, São Paulo; 
  • Pós-Graduando em Sexologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek;
  • Pós-Graduação em Medicina Fetal e Ultrassonografia pela Unidade de Ultra-Sonografia e Medicina Fetal (CONCEPTUS), São Paulo;
  • Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo);
  • Pós-graduada em Estética Íntima e Rejuvenescimento Vaginal com Laser de CO2 pela Brazilian Genital Beautification​ (BGB), São Paulo;
  • Pós-graduada em Cirurgia Avançada com Laser de CO2 pela Brazilian College Laser Sculpture, Brasília;
  • Pós-graduada em Cirurgia Íntima e Correção com Laser de CO2 pela Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN), Salvador;
  • Mentoria Vip Hands On em Clitoroplastia (Redução do Clitóris) com Laser de CO2 (ABGREF), Salvador;
  • Habilitada pela Polish Academy of Plastic and Aesthetic Gynecology para Cirurgia de Grandes e Pequenos Lábios: Labia Minora Plasty with the Dewedge Technique e em Labia Majora Double Hockey Stick Technique;
  • Membro Titular da Associação Brasileira de Cometoginecologia (ABCGIN);
  • Membro Titular da Associação Brazilian College Laser Sculpture (BCLS);
QUERO AGENDAR CONSULTA
Cannabis e Saúde Sexual Feminina - Um Aliado Para Desejo, Excitação e Satisfação
Por Dra. Caroline Magnani 6 de dezembro de 2024
A cannabis pode melhorar a saúde sexual feminina, aumentando o desejo, a excitação e a satisfação, e trazendo mais conexão e prazer à sua intimidade.
A Influência da Cannabis no Orgasmo Feminino - Uma Revisão Abrangente
Por Dra. Caroline Magnani 5 de dezembro de 2024
A cannabis pode melhorar o orgasmo feminino, aumentando o desejo, a intensidade e a satisfação sexual, com base em evidências científicas recentes. Leia mais!
Canabidiol e Saúde Feminina na Menopausa e Saúde Mental
Por Dra. Caroline Magnani 5 de dezembro de 2024
Entenda como o canabidiol pode transformar sua vida: alivie os desafios da menopausa, melhore sua saúde mental e encontre o equilíbrio que você merece!
Mais Educativos
Share by: